Notícias

Coronavírus e produtividade: por que sua empresa deve adotar a semana de trabalho de 4 dias

O autor Alex Soojung-Kim Pang afirma que as empresas devem não apenas redesenhar seu espaço, mas também seu tempo

Para reabrir seus escritórios, as empresas estão implementando protocolos de saúde e de segurança. Medição de temperatura, indicações de distanciamento nos elevadores e mesas mais espaçadas são algumas dessas medidas.

Alex Soojung-Kim Pang afirma que as empresas devem não apenas redesenhar seu espaço, mas também seu tempo. Pang é autor do livro "Trabalhe menos e ganhe igual: como a redução da jornada de trabalho pode revolucionar sua vida e sua empresa".

"Reduzir horas sem cortar salários pode não apenas ajudar empresas a retornar ao ritmo normal, mas também prepará-las para o futuro", escreve. Pang afirma que sete a cada dez escritórios americanos são abertos. Pessoas trabalham rodeadas por seus colegas de trabalho e dividem áreas como salas de reunião, cozinhas e banheiros. Será preciso reduzir a frequência no escritório em 50% para manter recomendações de saúde sem alugar espaço extra.

Ao mesmo tempo, centenas de empresas estão adotando uma semana de trabalho de quatro dias ou uma jornada diária de seis horas. Negócios grandes ou pequenos, em diversos setores e em diversos países.

Tais empreendimentos unem seus funcionários diante do desafio de transformar cinco dias de trabalho em quatro: todos adotam novas práticas e rapidamente avaliam os resultados. Segundo o autor, a postura pode inclusive trazer mais retornos financeiros para as empresas.

O call center escocês Pursuit Marketing aumentou sua produtividade em 40% após implementar uma semana de trabalho de quatro dias. A companhia sul-coreana de delivery Woowa Brothers aumentou sua receita em dez vezes desde 2015, quando cortou horas de trabalho. Hoje, a startup disputa talentos com gigantes como Samsung. O restaurante americano Baumé também adotou uma semana de trabalho de quatro dias e viu uma queda em faltas relacionadas a problemas médicos. Seus funcionários ficam menos estressados e têm mais tempo para cozinhar, fazer exercícios e cuidar da própria saúde.

Adotar dois turnos de seis horas de trabalho cada poderia oferecer aos consumidores mais tempo de atendimento, o que ajudaria as empresas a recuperar vendas. Já a semana de trabalho de quatro dias serviria para manter as sedes menos ocupadas.

Seja qual das duas formas de trabalho sua empresa adotar, a decisão também pode ajudar na reabertura segura dos escritórios. Semana de quatro dias ou dois turnos de apenas seis horas tornam os funcionários mais focados em suas tarefas. A duração das reuniões diminui, o que ajuda a diminuir a exposição a ambientes menos ventilados -- e ao contágio pela Covid-19.

Sentiremos os efeitos da pandemia por vários meses, mas as empresas podem começar agora a criar um futuro do trabalho melhor. Não é apenas uma questão de felicidade dos donos e dos funcionários, mas também de salvar vidas.